Minha lista de blogs

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Jornada 1 - Ramsés

O HOmem Junto a Plenitude de Deus parte 2 - Jornada 1 – Ramsés



Nm: 33:3
Partiram, pois, de Ramsés no primeiro mês, no dia quinze do primeiro mês; no dia seguinte da páscoa saíram os filhos de Israel por alta mão, aos olhos de todos os egípcios.

Ramsés é o mundo de onde saímos. Somente quando conhecemos o lugar de onde saímos é que damos importância para o ato de sair.
Êxodo = Saída
Ramsés: Filho do sol, Nascido do sol.

Ramsés também significa pecado. Mas como sair de uma vida de pecado?

“Saíram aos olhos de todos os egípcios” – O Senhor é aquele que prepara uma mesa diante dos inimigos!

“no dia seguinte da páscoa..”Nm 33:3

Deus preparou o sangue, o sacrifício para que nós possamos sair de Ramsés, da vida de pecado.
E além de aspergido o sangue, nós devemos também comer do cordeiro, alimentarmos Dele e deixarmos para trás a comida dos egípcios.
Egito e Ramsés são a condição que representa o que nós temos feito, o que nós somos e como servimos a este mundo.

“no dia 15 do primeiro mês”
Observem que o paganismo ganhou forma e lugar em toda a sociedade. O Senhor disse aos filhos de Israel que aquele seria o primeiro Mês. No dia 14 eles celebraram a Páscoa, e no dia 15 eles partiram de Ramsés rumo a Sucote.
O mês referido é o mês de Nisan, pois o mês do Cristão começa quando se comemora a Páscoa, a morte do cordeiro, o sacrifício perfeito, esse é o começo de todo Cristão. E esse mês se refere às vezes com o mês de Março/ Abril, e seguindo essa ordem lógica o mês de setembro seria o sétimo, outubro seria o oitavo, novembro seria o nono, dezembro o décimo e assim por diante, tudo ordenado conforme Deus definiu.
No entanto, se inicia a caminhada Cristã, com o sacrifício, o derramamento de sangue, o batismo nas águas ilustrado pela abertura e passagem pelo mar vermelho. O Senhor pretende na caminhada nos retirar do Egito, do mundo e após a passagem pelas águas, com a morte e sepultamento do velho homem retirar o mundo de nós, nos desintoxicar da comida egípcia, nos tirar da zona de influência do pecado e de tudo aquilo que nos afasta de Deus.

A saída de Ramsés nos mostra todo o aspecto da obra de redenção, Cristo oferece a redenção pelo seu sangue e nos tira de uma vida de escravidão.
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai” Ro 8:15”
A condição da natureza caída de adão, nos faz escravos do pecado. Somente quando aceitamos o sacrifício e a obra de redenção operada pelo Espírito Santo de Deus é que podemos sair dessa condição e sermos aceitos como filhos verdadeiros, por adoção.
No Egito o povo vivia em constante influência maligna. No trono do faraó Ramsés havia uma serpente, uma figura da operação de satanás na vida do povo hebreu.
“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; “Ro. 6:6-8

O batismo nas águas representado pela passagem pelo mar vermelho representa que a nossa natureza adâmica, mundana e humana foi morta para o pecado, e não deve mais exercer influencia sobre as nossas vidas. O pecado está à porta, basta a cada um de nós dominá-lo. È necessário, portanto que nós vivamos inteiramente para Cristo, assim como a palavra diz em Salmos que os mortos não louvam a Deus, tampouco nenhum dos que descem ao silêncio, nós, na posição de mortos para o mundo podemos e devemos viver para Deus e para o seu agrado.

”Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.”

Após a nossa redenção, o passo que devemos dar é caminho para a justiça e santificação. O Senhor nos concede uma posição propícia, longe da influência do pecado do mundo para que possamos atingir, alcançar e assumir essa condição de Santos e Santificados.
Nunca perdendo o foco da saída que é de alcançar a terra prometida, o reino milenar, que está preparado para os filhos maduros, que atingirão a condição de Santos no falar, no agir e no pensar, e receberão suas coroas e o seu galardão da parte de Deus.

“Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para Salvar os pecadores.”I Tm. 1:15

POr: Felipe Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário