Minha lista de blogs

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O homem Junto à Plenitude de Deus - parte 1


O Homem Junto à Plenitude de Deus

e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.Efésio 3:17-19


Desde o principio da criação, a obra de Cristo visa tornar a cada um de nós, participantes, conhecedores e conformados a plenitude de Deus. A caminhada do Cristão rumo a maturidade requer paciência, providência e o trabalhar completo de Cristo em nossa mente, vontade e emoção que são alguns dos atributos que caracterizam a nossa alma.
Visto que aprouve a Deus nos ensinar a caminhar e Ele mesmo preparou as boas obras para que andássemos nela.

Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se.E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil.
Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes.Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.1 Cor. 10:6-11
Todo o conteúdo do antigo testamento , toas as experiências dos patriarcas e profetas foram registradas para que nós, participantes do novo pacto observemos cuidadosamente e não caiamos segundo o mesmo exemplo de desobediência.
Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Romanos 15:4
Através das tipologias do antigo testamento junto ao cumprimento das promessas do novo pacto podemos ser tomados de toda a plenitude de Deus. Precisamos entender o processo , o planejamento a visão de Deus para o caminhar Cristão até que Ele retorne para buscar os que são seus.
A Plenitude de Deus e o Êxodo

São estas as caminhadas dos filhos de Israel que saíram da terra do Egito, segundo os seus exércitos, sob as ordens de Moisés e Arão. Escreveu Moisés as suas saídas, caminhada após caminhada, conforme o mandado do SENHOR; Nm. 33:1
O quadro da redenção narrado através da saída de Israeldo Egito nos mostra todo o caminhar Cristão segundo as suas etapas. Muitas vezes somos aqueles que necessitam leite espiritual no início da nossa caminhada, e, conforme atingimos a maturidade as lutas e provações chegam, Deus nos faz passar pelo deserto, nos faz acampar, para que cada um de nós sejamos provados e então aprovados.
O Senhor é o único capaz de nos suprir durante a nossa caminhada no deserto afim de entrarmos no seu descanso.

Em números capitulo 33 nos é exposta todas as fases da vida Cristã através de cada um destes acampamentos que também são chamados de estações.

Quando a nuvem se erguia de sobre a tenda, os filhos de Israel se punham em marcha; e, no lugar onde a nuvem parava, aí os filhos de Israel se acampavam.Segundo o mandado do SENHOR, os filhos de Israel partiam e, segundo o mandado do SENHOR, se acampavam; por todo o tempo em que a nuvem pairava sobre o tabernáculo, permaneciam acampados.Quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel cumpriam a ordem do SENHOR e não partiam.Às vezes, a nuvem ficava poucos dias sobre o tabernáculo; então, segundo o mandado do SENHOR, permaneciam e, segundo a ordem do SENHOR, partiam. Nm.9:17-20
O povo de Israel só se colocava em marcha quando havia o mandato do Senhor. Eles acampavam onde o Senhor mandava e permaneciam acampados o tempo que o Senhor determinava através da nuvem.
Assim também na nossa peregrinação devemos permanecer na posição que Ele nos coloca até que aprendamos a lição e possamos caminhar. Esta é a tática que o Senhor usa para que possamos conhecer cada vez mais o caráter dele e sermos conformados à Sua imagem.

Façamo-nos algumas perguntas:

O nosso caminhar tem sido fundamentado no mandato de Cristo?
Nós permanecemos na posição que o Senhor nos colocou?
Estamos aptos a ouvir a voz de Deus?

No contexto do povo de Israel, eles tinham a nuvem que representava a ordem de Deus para avançar ou parar durante a caminhada. Mas aqueles que são participantes das promessas do novo pacto na morte e ressurreição de Cristo possuem o Espírito Santo para os guiar onde quer que seja.

Voltando ao Livro de Números cap.33, observamos aqui quarenta e duas jornadas ou (estações, acampamentos) dessa longa caminhada do povo de Israel pelo deserto. E dentro dessas quarenta e duas estações encontramos seis vezes o número 7 que representa a plenitude de Deus.

42 ÷ 6 = 7.

42 = Número das estações
6 = Número do Homem
7 = Plenitude

Então quando aprendemos as nossas lições em cada estação caminhamos para atingirmos a plenitude de Deus.

Por: Felipe Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário